Receita vai regularizar CPFs com pendências eleitorais para efeito do pagamento do auxílio emergencial

Receita vai regularizar CPFs com pendências eleitorais para efeito do pagamento do auxílio emergencial

Imprimir

Na última terça-feira, o Governo Federal junto à Caixa Econômica Federal lançaram, por meio de aplicativo ou site, o cadastro para o recebimento do Auxílio Emergencial. Esse auxílio será pago por 3 meses a trabalhadores informais.

A inscrição de trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs) e autônomos que contribuem com o INSS para o programa de auxílio emergencial tem algumas exigências. Além da limitação de renda, é necessário que os participantes não possuam nenhuma pendência no CPF. O documento é informado no cadastro e, a partir dele, o governo analisa se o pleiteante realmente têm direito ao auxílio dos 600 reais. Caso faça jus à ajuda emergencial mas esteja com o CPF suspenso ou com pendências, é necessário fazer a regularização para ter direito ao auxílio.

Para evitar filas em postos da Receita Federal, o Fisco faz atendimento online para que as pessoas possam regularizar a situação.

Como regularizar o CPF

A Receita orienta o contribuinte verificar no site da Receita a situação do CPF. Clicando no link, siga o caminho abaixo:
(clique aqui para acessar o site da Receita Federal)

SERVIÇOS - CADASTRO - CPF - CONSULTAR INFORMAÇÕES CADASTRAIS NO CPF

  • Podem aparecer os seguintes status:
  • REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte;
  • PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos;
  • SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto;
  • CANCELADA: o CPF foi cancelado por multiplicidade, em virtude de decisão administrativa ou judicial;

No caso de “pendente de regularização”, a situação pode ser resolvida com o envio da declaração de IR do ano ausente, se houver atraso. Se não houver atraso ou se o status for de CPF suspenso, a orientação é o formulário eletrônico “Alteração de Dados Cadastrais no CPF”. Há também um chat da Receita que pode ajudar no caso de dúvidas.

No caso de pendências eleitorais, a Receita está fazendo a regularização automaticamente, porque para esse tipo de problema é necessário ir até os cartórios eleitorais, que estão fechados por conta da pandemia do novo coronavírus.

Caso o CPF seja regularizado e a dificuldade para fazer o cadastro continue, a Receita alerta que o contribuinte deve procurar a Caixa Econômica para verificar o problema.